Salvos da solidão

“Este mistério é grande – eu digo isto com referência a Cristo e à Igreja” (Ef 5, 32). O mistério a que Paulo se refere tem haver com o plano de Deus para a salvação da humanidade. A nossa salvação será o Amor.

Esse plano de salvação, pedagogicamente, tem três etapas: a) a Criação e a Queda; b) a Salvação; c) a Ressurreição. Falando especificamente do amor humano, fomos a) feitos para amar; trocamos o amor pela “instrumentalização do outro” (o outro é um objeto para a minha utilidade); b) Cristo purifica o nosso amor pela Cruz; o Espírito Santo doado à Igreja nos permite amar como Cristo; c) esse amor chegará ao ápice com a Ressurreição da carne.

a) A criação: Deus nos desenhou para a reciprocidade do amor.  O fim da vida humana é o amor a Deus e ao próximo. Somos feitos à imagem e semelhança do Deus Amor. Uma das primeiras características da pessoa humana descrita no livro do Gênesis é a solidão. Adão olhou para a criação e percebeu que nada lhe era complementar. Há uma solidão indestrutível no ser humano. O homem precisa de alguém que lhe seja complementar.

Reflete o Papa João Paulo II: “Trata-se aqui do “auxiliar” só na ação, no “submeter a terra” (cf. Gn 1, 28)? Certamente se trata da companheira da vida, com a qual o homem pode unir-se como a uma esposa, tornando-se com ela “uma só carne” e abandonando por isso “seu pai e sua mãe” (cf. Gn 2, 24). A descrição bíblica, por conseguinte, fala da instituição, por parte de Deus, do matrimônio contextualmente com a criação do homem e da mulher como condição indispensável para a transmissão da vida às novas gerações dos homens, à qual o matrimônio e o amor conjugal são, por sua natureza, ordenados: “Sede fecundos e multiplicai-vos, povoai a terra; submetei-a” (Gn 1, 28) (A Dignidade da Mulher, n. 6, grifo do autor).

O casal se une numa só carne e são fecundos pelo mesmo ato: são os dois aspectos intrínsecos do ato sexual, o unitivo e o procriativo. Esse duplo aspecto constitui a “natureza” do ato sexual.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s